Mulheres grávidas não devem consumir vinho e outras bebidas alcoólicas
A internet provavelmente oferece respostas diferentes e algumas das suas amigas podem até ter bebido um copo ou dois quando estavam grávidas, mas quais são os verdadeiros perigos ligados ao consumo de bebidas alcoólicas durante a gravidez?
É geralmente considerado que o consumo excessivo de álcool pode ser a causa de muitas complicações para o seu feto e, uma vez que nenhum estudo foi ainda capaz de mostrar exatamente quanto álcool é completamente seguro para o feto, a opção mais segura é não consumir bebidas alcoólicas durante a gravidez ou ao tentar engravidar.
Quando você bebe uma bebida alcoólica enquanto está grávida, o álcool viaja através do o seu sangue e para os tecidos e órgãos sanguíneos do bebé. Isso significa que sempre que você toma uma taça de vinho, o seu bebé também o faz.
Isto pode causar síndrome alcoólica fetal e danos para toda a vida, como malformações do embrião, danos cerebrais, crescimento deficiente, malformações congénitas, nascimento prematuro ou de baixo peso, distúrbios de aprendizagem e outras dificuldades menos graves.
E a amamentação?
Se optar por amamentar, é também recomendado não consumir qualquer bebida alcoólica. Para mais informações sobre como beber durante a gravidez ou durante amamentação, pergunte ao o seu ginecologista ou à sua parteira.