Moderação

Vinho e calorias

Vinho e calorias

Uma dieta equilibrada é o elemento chave para um estilo de vida saudável, e as calorias não são a única coisa a considerar: a dieta deve ser encarada como um todo.

  • A moderação no consumo de alimentos e bebidas é recomendada, no entanto, poderá perguntar-se sobre a sua ingestão diária de calorias e o número de calorias presentes no vinho.
  • As calorias variam de vinho para vinho, e o número exato de calorias dependerá tanto do álcool como do teor de açúcar do vinho que escolheu e uma pequena contribuição vem dos ácidos orgânicos *.

 



*Aproximadamente. 3-5% do total de calorias por litro de vinho são ácidos orgânicos.

Por esse motivo, não são tidos em consideração nos nossos cálculos.
Vinho e calorias

O açúcar

Como todas as frutas, as uvas contêm açúcar. Quando trituradas e prensadas, o açúcar passa diretamente para o sumo de uva. Este açúcar é utilizado como alimento pelas leveduras e é em seguida transformado em álcool através da fermentação do sumo.

A fermentação do açúcar continuará até alcançar um nível específico de álcool. Neste ponto, a fermentação parará e o açúcar que não foi transformado em álcool permanecerá no vinho. Isto é o que chamamos por açúcar residual.

Quanto mais açúcar existir no sumo de uva, mais álcool estará no vinho.

Dependendo da quantidade de açúcar residual, os vinhos tranquilos são classificados como secos, meio secos, meio doces e doces.

Cada grama de açúcar equivale a 4 kcal, quanto mais açúcar existir no vinho, maior será o seu teor calórico.

Vinho e calorias

O álcool

As calorias contidas nas bebidas alcoólicas provêm principalmente do teor alcoólico, sendo de facto conhecido que 1 g de álcool contém 7 kcal. Por exemplo: Uma unidade de bebida de 10 g de álcool conterá assim 70 kcal. Estas 70 kcal representam apenas o teor alcoólico, sendo apenas uma parte das calorias totais.

Os vinhos com maior teor de álcool (% vol.) terão mais calorias que vinhos com baixo teor de álcool, por exemplo um vinho fortificado em comparação com um vinho branco claro. O teor alcoólico de um vinho pode, assim, ser um bom primeiro passo para saber as calorias de um vinho específico.

As calorias totais no vinho dependerão assim da colheita selecionada e variarão de acordo com o tipo de vinho (seco, meio seco, meio doce, doce).

Quantas calorias existem nos diferentes tipos de vinho?

As calorias num copo de vinho dependem do tipo de vinho e do tamanho da taça.

Vinho e calorias

Tipo de vinho

Se pretende limitar a sua ingestão de calorias, prefira um vinho seco a um vinho doce. Os vinhos secos têm uma pequena quantidade ou nenhum açúcar, enquanto os vinhos doces podem ter diferentes níveis de doçura (de médio a doce). A percentagem de álcool dependerá da variedade da uva, do clima/terroir da região, etc.

Vinho e calorias

Tamanho do copo

A maioria das mesas de jantar atualmente tem copos grandes e bonitos, que lhe permitem agitar o vinho e deixar os seus aromas preencher o copo, uma excelente maneira de apreciar plenamente o vinho que está a degustar. Embora estes tipos de copos sejam altamente recomendáveis, é importante vigiar as quantidades servidas em cada copo. Os copos grandes podem de facto levar a um maior consumo de vinho e, por sua vez, a uma maior ingestão de calorias. Recomendamos manter as porções a ~100 mL. Clique aqui para mais informações sobre as diretrizes de consumo.

FACTO:

FACTO:

É importante considerar não apenas a ingestão de calorias, mas também aprender mais sobre o vinho que optar por beber. Isto irá aumentar o seu prazer e apreciação do vinho e também ajudá-lo a fazer combinações bem-sucedidas com a refeição, criando uma experiência global melhor.

Antes de entrarmos nas especificidades dos diferentes tipos de vinho, lembre-se que 1 g de álcool = 7 kcal e 1 g de açúcar = 4 kcal.
Vinho e calorias

Vinho tinto

Quantas calorias existem num copo de vinho tinto?

  • Um copo de 100 mL de vinho tinto pouco encorpado com 12,5 % vol. terá cerca de 85 kcal. Os vinhos tintos pouco encorpados são geralmente refrescantes, com uma acidez nítida e fáceis de beber. Um exemplo de vinho tinto pouco encorpado é o Pinot Noir da França ou o Primitivo da Itália.

  • Um copo de 100 mL de vinho tinto de corpo médio com 13 % vol. terá cerca de 90 kcal. Os vinhos tintos de corpo médio são fáceis de combinar com uma variedade de alimentos e parecerão mais ricos com uma textura mais substancial. Exemplos de vinhos de corpo médio podem dar variedades como Cabernet Franc, Merlot ou Grenache.

  • Um copo de 100 mL de vinho tinto encorpado com 14 % vol. terá cerca de 100 kcal. Cabernet Sauvignon, Malbec, Tannat, Syrah ou tintos do Douro, como o Touriga Franca, são uvas de vinho que podem originar vinhos tintos encorpados. Estes vinhos são potentes e parecerão mais concentrados com uma ótima estrutura tânica, níveis alcoólicos mais elevados e maior densidade de aromas. Podem ser apreciados acompanhados por uma série de pratos à base de carne e massas.

  • O teor calórico médio de um copo de vinho está entre 70-100 kcal, dependendo do tipo e do teor alcoólico do vinho.
Tipo
Vinho tinto encorpado com 14 % vol. (100 mL)
Vinho tinto de corpo médio com 13 % vol. (100 mL)
Vinho tinto pouco encorpado com 12,5 % vol. (100 mL)
Calories
~100 kcal
~90 kcal
~85 kcal
Vinho e calorias

Vinho branco

Quantas calorias existem num copo de vinho branco?

  • Um copo de 100 mL de vinho branco seco com 11,5 % vol. terá cerca de 75 kcal. Na maioria dos casos, um vinho branco seco será refrescante com uma acidez viva. Pode ser apreciado na sua juventude exibindo aromas varietais frutados, enquanto alguns deles podem envelhecer desenvolvendo uma grande complexidade (por exemplo, Pinot Gris/Pinot Grigio, Riesling, Vinho Verde ou Sauvignon Blanc com 11,5 % vol.).

  • Um copo de 100 mL de vinho branco meio seco com 13,5 % vol. terá cerca de 90 kcal. Um vinho branco encorpado é frequentemente apreciado pela sua textura rica e paladar concentrado. Os aromas a manteiga, baunilha ou creme resultam das técnicas de vitivinicultura, que geralmente envolvem envelhecimento em barril, menos contacto e fermentação em barril. Muitas uvas podem originar vinhos encorpados: Sauvignon Blanc, Gewürztraminer, Albariño. No entanto, o Chardonnay provavelmente reina nesta categoria.

  • Um copo de 100 mL de vinho branco doce começará a 100 kcal devido ao teor de açúcar, bem como ao álcool. Os vinhos brancos doces são muito doces e muitas vezes são bem acompanhados com a sobremesa, queijos ou até mesmo chocolate. Algumas das variedades de uvas mais famosas são Tokaji ou Vin Santo.

  • O teor calórico médio de um copo de vinho está entre 70-100 kcal, dependendo do tipo e do teor alcoólico do vinho, o vinho doce pode ter mais calorias.
Tipo
Vinho branco doce
Vinho branco meio seco com 13,5 % vol. (100 mL)
Vinho branco seco com 11,5 % vol. (100 mL)
Calories
>100 Kcal
~90 kcal
~75 kcal
Vinho e calorias

Vinho Rosé

Quantas calorias existem num copo de vinho rosé seco?

Os vinhos rosé podem variar de secos e minerais a doces e frutados. São geralmente um pouco mais leves do que os vinhos tintos, o que significa menos álcool. Assim, as calorias num copo de vinho rosé variam em função da casta de uva utilizada e do teor de álcool.

  • Um copo padrão de vinho rosé seco com 12,5 % vol. (~100 mL) terá cerca de 85 kcal.
  • O teor calórico médio de um copo de vinho está entre 70-100 kcal, dependendo do tipo e do teor alcoólico do vinho.
Vinho e calorias

Vinho espumante

Quantas calorias existem num copo de vinho espumante?

Produzidos em todo o mundo, os vinhos espumantes são apreciados pela sua elegância. Os vinhos espumantes têm normalmente um teor de álcool mais baixo, entre 11 % a 12,5 % vol. de álcool.

  • Um copo de 100 mL de espumante extra brut a 12 % vol. terá cerca de ~80 kcal, enquanto 100 mL de vinho espumante meio seco contará ~95 kcal.
  • As variedades de uvas geralmente utilizadas para vinhos espumantes são Chardonnay, Pinot Noir, Pinot Meunier, Chenin Blanc, Maccabéo, Riesling ou Muscat.
  • O teor calórico médio de um copo de vinho está entre 70-100 kcal, dependendo do tipo e do teor alcoólico do vinho.

! Sabia que as amadas e refinadas bolhas em vinhos espumantes são produzidas durante a fermentação alcoólica quando as leveduras consomem o açúcar e produzem álcool e dióxido de carbono?

Vinho e calorias

Vinho aromatizado

Quantas calorias existem num copo de vinho aromatizado?

Os vinhos aromatizados, como o vermute, são vinhos fortificados que foram aromatizados com raízes, especiarias e frutas, bem como ervas. Os tamanhos das porções são geralmente inferiores às servidas de vinhos tranquilos.

  • Uma porção de 85 mL a 15 % vol. de vermute ou outro vinho aromatizado terá cerca de 170 kcal.
  • O teor calórico médio de um copo de vinho está entre 125-170 kcal (85ml), dependendo do tipo e do teor alcoólico do vinho.
Vinho e calorias

Vinho fortificado/licoroso

Quantas calorias existem num copo de vinho fortificado/licoroso?

Os vinhos fortificados/licorosos são produzidos pela adição de álcool antes, durante ou no final da fermentação alcoólica. O seu teor de álcool pode aumentar até 20 % vol. ou mais. O seu estilo pode variar de seco a doce. Os estilos mais doces, como o Vinho do Porto, os vinhos de xerez doces ou o vinho da Madeira doce são saborosos e sempre servidos em porções mais pequenas. A porção pode variar entre 60 e 85 mL.

  • Uma copo destes vinhos de sobremesa de ~85 mL com 15 % vol. terá, portanto, contará com cerca de ~125 kcal, enquanto um copo de vinho de sobremesa com 20 % vol. terá ~170 kcal.