-
1. Por que motivo podem os homens beber mais vinho do que as mulheres de acordo com as diretrizes de consumo?
Os estudos demonstram que os homens e as mulheres não metabolizam o álcool da mesma forma. Se uma mulher e um homem bebem a mesma quantidade de álcool, a taxa de álcool no sangue da mulher (TAS) será muito provavelmente mais elevada que a do homem. Isto deve-se a várias razões, já que as mulheres tendem a ter:
- Um menor peso corporal e altura;
- Uma menor percentagem global de água no corpo e maior percentagem de gordura corporal em comparação com os homens, o que significa que o álcool é mais concentrado;
Estas razões contribuem para uma eliminação mais lenta do álcool do corpo nas mulheres. Portanto, é recomendado às mulheres que bebam menos que os homens.
-
2. O que é a Taxa de Álcool no Sangue?
Mais conhecida como TAS, a Taxa de Álcool no Sangue refere-se ao nível de álcool no sangue de uma pessoa. Quanto mais beber, maior será a sua TAS. Mas a sua TAS também varia dependendo do seu tamanho, sexo, idade e de ter comido algo recentemente. Para obter mais informações, visite a nossa página dedicada a beber e conduzir.
-
3. Posso beber vinho enquanto tomo medicação?
Deve evitar consumir quaisquer bebidas alcoólicas enquanto estiver a tomar medicamentos ou se sofrer de tiver certas doenças. Recomendamos consultar o seu médico quando tomar medicamentos e, se este aconselhar a não beber álcool, pergunte-lhe também quanto tempo deve esperar após terminar o seu tratamento (por exemplo, se lhe receitaram antibióticos, pergunte ao seu médico se pode beber um copo logo no final do tratamento ou se é preferível esperar um pouco mis).
-
4. Tenho diabetes: posso beber vinho?
Os efeitos positivos de um consumo moderado de vinho e outras bebidas alcoólicas apenas são relevantes para indivíduos com diabetes tipo 2. A diabetes tipo 2 é agora uma das doenças não transmissíveis mais comuns no mundo e uma das principais causas de doença prematura e morte na maioria dos países. Para prevenir complicações diabéticas e morte prematura, é recomendado aos doentes que adotem um estilo de vida saudável. Estudos científicos recentes demonstraram que um consumo baixo a moderado de vinho/bebidas alcoólicas melhora a sensibilidade insulínica em pessoas resistentes à insulina. Adicionalmente, grandes estudos populacionais sugerem que o consumo baixo a moderado de bebidas alcoólicas está associado a um risco diabético inferior do que a abstinência ou o consumo excessivo, independentemente do tipo de bebida alcoólica consumida. Isto não se aplica a certos indivíduos e/ou em certas situações. Se tiver alguma dúvida, consulte o seu médico. Para mais informações sobre vinho e diabetes, visite o website do Wine Information Council.
-
5. Como calculo uma unidade de bebida?
O teor alcoólico das bebidas alcoólicas varia de uma bebida para outra. Por lei, o teor de álcool por volume (% vol.) deve ser indicado no rótulo. Para calcular o número de unidades de bebida, é necessário saber os gramas de álcool presentes na bebida alcoólica e como traduzir % vol. em gramas de álcool. Para converter volume (por exemplo, mL) em massa (por exemplo, gramas) e vice-versa, é necessário saber a densidade. Densidade do álcool d=0,8 g/mL. Assim: um vinho com 12,5 % vol. contém 12,5 mL de álcool/100 mL de vinho x 0,8 g/mL = 10 g de álcool/100 mL de vinho. Isto é o equivalente a 1 unidade de bebida (= 10 g). (Uma unidade de bebida pode variar entre 8 e 14 g de álcool, dependendo do país) Desta forma, é fácil avaliar o número de unidades que está a consumir. Por exemplo, 125 mL de vinho (12,5 % vol.) traduzir-se-ão em 1,25 unidades de bebida e 175 mL de vinho (12,5 % vol.) serão equivalentes a 1,75 unidades de bebida.
-
6. É seguro consumir bebidas alcoólicas durante a gravidez?
A opção mais segura é não ingerir quaisquer bebidas alcoólicas durante a gravidez e ao tentar engravidar. Ao ingerir uma bebida alcoólica enquanto grávida, o álcool viaja pelo seu sangue e até aos tecidos e órgãos sanguíneos do bebé. Tal significa que sempre que toma um copo de vinho, o seu bebé também o bebe. Isto pode causar síndrome alcoólica fetal em caso de consumo excessivo de álcool e danos para toda a vida, como malformações do embrião, danos cerebrais, crescimento deficiente, malformações congénitas, nascimento prematuro ou de baixo peso, distúrbios de aprendizagem e outras dificuldades menos graves.
- Estes problemas são permanentes e podem variar de ligeiros a graves.
-
7. Posso consumir bebidas alcoólicas durante a amamentação?
Os estudos científicos sugerem que o álcool passa para o leite e pode ter um efeito negativo no desenvolvimento psicomotor do bebé. Se optar por amamentar, é recomendado que não beba qualquer bebida alcoólica.
- Para mais informações sobre beber durante a gravidez ou durante a amamentação, pergunte ao seu ginecologista ou à sua parteira.
-
8. Ficarei sóbrio se beber uma chávena de café antes de sair da festa?
Ao contrário do que se pensa, beber uma chávena de café antes de sair de uma festa não fará qualquer diferença na sua TAS se beber alguns copos de vinho. A única coisa que necessita para ficar sóbrio é tempo, uma vez que o seu corpo só consegue metabolizar a quantidade de álcool a uma taxa constante a cada hora.
-
9. Se eu parar de beber 2 horas antes de ir para casa, ficarei bem?
Parar de beber 2 horas antes de pegar no carro nem sempre será suficiente. A única coisa que necessita para ficar sóbrio é tempo, uma vez que o seu corpo só consegue metabolizar uma determinada quantidade de álcool a uma taxa constante a cada hora. O número de bebidas alcoólicas que consumiu e o período ao longo do qual as consumiu determinará quanto tempo deve esperar até estar novamente sóbrio. O nosso conselho é que evite consumir bebidas alcoólicas quando conduz, mas se quiser mais informações, pode experimentar esta calculadora de TAS.
-
10. Posso conduzir na manhã depois de uma grande saída à noite?
Depende da quantidade de bebidas, da velocidade a que foram consumidas e do tipo de bebida alcoólica que escolheu. Isto nem sempre será verdade. O seu corpo apenas consegue eliminar uma certa quantidade constante de álcool por hora. Os seus níveis TAS ainda podem estar acima dos limites legais.
FAQ